Reunião de Câmara Municipal de Vila do Conde
20/01/2011
Ponto 9
A Câmara Municipal de vila do Conde vem propor que se vote favoravelmente o aumento do preço da água para 2011 em 11%.
Não dá para acreditar em mais este verdadeiro assalto aos bolsos dos vilacondenses!
Desde logo, ressalta a tremenda insensibilidade social que é avançar com uma medida destas numa altura em que os vilacondenses vivem mergulhados na crise que afecta todo o país, mas que tem especial incidência no nosso concelho, face à elevadíssima taxa de desemprego que se regista em Vila do Conde.
Depois, não se percebe e muito menos se aceita, que se proponha um aumento de quase oito vezes a taxa de inflação registada em 2010 (1,4%).
O PSD está estupefacto com esta proposta de aumentos brutais e, ainda mais, com o descaramento em avançar com desculpas e justificações para tal acto.
Esta proposta vem, por outro lado, dar razão às preocupações manifestadas pelo PSD aquando da concessão da distribuição de água à Indáqua, à qual nos opusemos convicta e documentadamente. Na altura chamamos a atenção para os custos em que os vilacondenses iriam incorrer com esta “aventura” e que seriam os bolsos dos cidadãos deste concelho a pagar tão errada opção camarária.
A maioria socialista não nos deu ouvidos, refutando as nossas críticas sem argumentos válidos e lançando processos de intenção sobre quem alertava para estas situações. Infelizmente, o tempo está a dar-nos razão. Os vilacondenses estão a ser obrigados a pagar taxas de ligação com valores verdadeiramente escandalosos e, a partir de agora, vão sofrer um brutal aumento das tarifas de água.
Numa sessão onde se discute, ainda, concursos anulados por vícios insanáveis e assunção de milhões de euros de dívidas com cinco anos, torna-se óbvio que quem vai pagar a factura por todos estes erros de gestão não é a Câmara Municipal, mas sim o cidadão vilacondense.
Impunes irão ficar aqueles para quem estes aumentos são irrelevantes, provavelmente porque não têm contas a fazer ao seu dinheiro no fim do mês.
Impunes irão ficar aqueles para quem é preferível usar os dinheiros do Município para pagar despesas decorrentes de incompetência própria em vez de o usar para amortecer o impacto da crise na vida dos vilacondenses.
Impunes ficarão aqueles que acham que o bolso dos vilacondenses é a forma ideal de financiar a autarquia.
O PSD é frontalmente contra este aumento do tarifário da água, pelo que irá votar contra.
Sem comentários:
Enviar um comentário