quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012
Durão Barroso saúda avaliação positiva da troika a Portugal
Numa conferência de imprensa em Bruxelas, o presidente do executivo comunitário considerou ainda que não existe uma contradição entre a avaliação positiva da missão da ‘troika’ e a revisão em baixa das projeções de crescimento de Portugal, sustentando que tal espelha o que se passa no conjunto da zona euro, não constituindo um problema específico do país.
“A 'troika' concluiu ontem que o programa português está no bom caminho e eu saúdo calorosamente esta avaliação. De facto, Portugal está a fazer progressos firmes em circunstâncias muito difíceis, estão a ser implementadas reformas estruturais importantes. Estão a ser enfrentados problemas de longo prazo e no mercado de trabalho estou particularmente satisfeito com o facto de ter havido um acordo entre os parceiros sociais e o Governo”, declarou Durão Barroso.
O presidente do executivo comunitário disse que em Bruxelas há a convicção de que “a capacidade de Portugal para gerar crescimento e emprego está a melhorar, e essa é também a opinião do Banco Central Europeu e do Fundo Monetário Internacional, como se pode ver no relatório” da terceira avaliação da 'troika' à implementação do programa português.
“Não há contradição aparente: Portugal está bem em termos de implementação das reformas, e a revisão em baixa do PIB de Portugal é também resultado da revisão em baixa das expectativas de crescimento na zona euro como um todo”, disse, acrescentando que não se trata por isso de um problema “específico de Portugal”.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

Sem comentários:
Enviar um comentário