terça-feira, 13 de março de 2012

Durão Barroso: Portugueses sabem que "não há alternativa" a trajecto de consolidação orçamental


O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, manifestou hoje confiança na "sabedoria" e "bom senso" dos portugueses, que, acredita, sabem que "não há alternativa" a um caminho de consolidação das contas públicas.

"As pessoas podem discordar desta ou daquela medida, mas no fundo sabem que não há alternativa a um caminho de consolidação orçamental e reformas estruturais. A esmagadora maioria das pessoas sabe isso", disse Barroso aos jornalistas portugueses em Estrasburgo, à margem da sessão plenária do Parlamento Europeu.

Portugal, lembrou o presidente da Comissão Europeia, "está no bom caminho" no que à aplicação do programa de ajuda externa diz respeito, mas as decisões tomadas para atingir tal meta têm tido, reconhece, "custos no curto prazo bastante sentidos pela população".

Durão Barroso recordou também o acordo de concertação social firmado no país, um ponto "muito positivo" e diferenciador.

"Em Portugal, diferentemente dos outros países, houve um acordo social entre o Governo, os empresários e uma central sindical bastante relevante. Isso é um ponto muito positivo a favor de Portugal porque revela que embora não haja unanimidade na resposta à crise há uma base bastante ampla quanto às principais orientações", considerou.

O presidente do executivo comunitário esteve esta manhã a debater com os eurodeputados as conclusões do último Conselho Europeu, realizado em Bruxelas no começo de Março.

Fonte: Jornal de Negócios

Sem comentários:

Enviar um comentário