segunda-feira, 30 de abril de 2012

Governo segue orçamento da Segurança Social com cautela

O ministro das Finanças, Vítor Gaspar, disse hoje que a execução orçamental da Segurança Social tem de ser acompanhada com "particular cuidado".

O ministro das Finanças, Vítor Gaspar, mostrou-se hoje cauteloso em relação à evolução orçamental da Segurança Social, que diz tem de ser acompanhada com particular cuidado, por causa dos desvios que podem ter impacto, como o aumento do desemprego e a evolução da massa salarial que afecta as contribuições.

Para Vítor Gaspar este é o foco que merece particular atenção, já que "a nossa melhor análise sugere que a despesa está sob controlo e a receita, nomeadamente a fiscal, não se desvia significativamente do que seriam os padrões esperados".

No entanto, "existe uma área em que a execução orçamental merece particularmente cuidado, que é a Segurança Social", e cujo orçamento já foi ajustado em sede de Orçamento Rectificativo, lembrou o governante, na conferência de imprensa após o Conselho de Ministros extraordinário, onde foi aprovado o Documento de Estratégia Orçamental, que substitui o Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) nos países que estão com programas de ajustamentos devido à ajuda externa.

Vítor Gaspar lembra que a evolução do desemprego e da massa salarial que afecta as contribuições sociais pode ter impacto no orçamento da Segurança Social. E por isso, "dadas estas circunstâncias é necessário acompanhar a execução orçamental da Segurança Social com particular cuidado".

Em relação à execução orçamental, como um todo, Vítor Gaspar reafirmou que só final de Junho se conseguirá ter um retrato mais real da evolução dessa execução, já que até lá estará influenciada por efeitos pontuais. Vítor Gaspar já tinha feito esta referência na Assembleia da República na passada semana.

Fonte: Jornal de Negócios

Sem comentários:

Enviar um comentário