segunda-feira, 17 de junho de 2013

Miguel Paiva - Apresentação de propostas de desenvolvimento económico

Apresentação de propostas de desenvolvimento económico

De Miguel Paiva

Foram ontem apresentadas as primeiras propostas da candidatura «Acreditar em Vila do Conde» numa sessão que registou casa cheia. Perante muitas dezenas de vilacondenses atentos e interessados em conhecer as ideias de Miguel Paiva e da sua equipa para Vila do Conde, o candidato começou por enunciar os 5 princípios fundamentais sobre os quais exercerá o cargo de Presidente da Câmara. Verdade, transparência, rigor, diálogo e união são as características que o candidato pretendem marquem a sua liderança autárquica. "Em tempos de crise é fundamental a existência de consensos amplos quanto ao rumo da gestão pública", lembrou Miguel Paiva. O candidato assumiu querer, por isso mesmo, "a família vilacondense unida, envolvendo todos num projecto comum de afirmação das potencialidades do município".

As propostas relativas à dinamização da economia do concelho, foram apresentadas pelo coordenador do programa eleitoral nesta área, o Prof. Alcino Azevedo. Doutorado na área da economia e finanças e docente na Universidade inglesa de Hull, Alcino Azevedo, natural da freguesia da Junqueira, começou por referir a grande dificuldade existente em ter acesso fácil aos dados relativos à actividade económica do concelho, "o que dificulta muito o trabalho de quem pretende estudar e melhorar a realidade económica", conforme referiu.

Salientendo a grande prioridade dada ao combate ao desemprego como o principal objectivo a alcançar pelo projecto político da coligação «Acreditar em Vila do Conde», Alcino Azevedo falou em 4 medidas que considerou importantes:
- A criação de um Centro de captação de investimentos, que procurará atrair mais investimento em novas empresas, seja de capitais nacionais ou estrangeiros;
- O fomento ao empreendedorismo, especialmente no jovens, para que passemos a ter uma mentalidade mais aberta à inovação e à criação de empresas;
- A criação na Câmara Municipal da figura do gestor de processo, para garantir a celeridade na tramitação dos processos de licenciamento de projectos criadores de emprego;
- A redução da carga fiscal como forma de atrair mais investimento a Vila do Conde.

Alcino Azevedo acredita que estas 4 medidas marcarão uma forma completamente diferente de encarar a gestão autárquica garantindo que o nosso concelho estará, no futuro, em muito melhores condições para reagir a crises como a actual. "A medida do nosso bom trabalho vê-se quando há crises: se reagirmos melhor do que os outros, fizemos bem o nosso trabalho de casa, mas se sofrermos tanto ou até mais do que os outros é porque não fizemos o que deviamos", explicou Alcino Azevedo.

Antes de encerrar a sessão, Miguel Paiva voltou a referir a sua convicção de que "o concelho de Vila do Conde tem um potencial inexplorado enorme". "O nosso desafio é o de acordar esse potencial e transformar as qualidades do nosso território e das nossas gentes em mais riqueza e prosperidade para todos", referiu o candidato à Câmara. "Os políticos têm a obrigação de contribuir para a felicidade das pessoas e hoje, muitos são infelizes porque lhes faltam as oportunidades que merecem", terminou Miguel Paiva, referindo ser especialmente para esses que a sua equipa está a trabalhar.

Sem comentários:

Enviar um comentário