quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Sociais-democratas testemunham o sucesso de empresas de S. João da Madeira e Oliveira de Azeméis


Os deputados do PSD eleitos pelo círculo de Aveiro visitaram, esta segunda-feira, duas empresas dos concelhos de S. João da Madeira e Oliveira de Azeméis, numa das iniciativas que pretendem dedicar aos diversos sectores da Economia. A “Zarco”, fabricante de calçado, e a “BTL”, a operar na área metalomecânica, deixaram boa impressão aos parlamentares social-democratas, dada a sua capacidade inovadora e a sua componente de exportação.

“Num momento de crise, ainda há empresários que acreditam no País” – assinalava, em jeito de balanço, Couto dos Santos, no final da visita, sublinhando a “capacidade de inovação extraordinária” das empresas visitadas.

A Zarco, de S. João da Madeira, produz exclusivamente para o mercado externo. “Trata-se de uma empresa de referência no nosso país, que trabalha todos os dias para ser melhor” – anotava Paulo Cavaleiro. O deputado do PSD natural daquele concelho sublinhava, na ocasião, que “é de empresários destes, com ambição capacidade de inovação, que Portugal precisa”.

Em Oliveira de Azeméis está uma empresa, a BTL, que tem em mãos o projecto da maior central de biomassa do mundo, que, através do processo de torrificação, produzirá um substituo do carvão mineral. Debate-se com os problemas associados à crise global, o que leva a deputada Carla Rodrigues, natural daquele concelho, a sublinhar a importância de o Estado “adjudicar grandes projectos a empresas nacionais”.

“Devemos lutar junto do Governo para colocar-se ao lado destas empresas, a braços com uma concorrência estrangeira que trabalha com o IVA mais baixo e ainda tem apoios estatais para a exportação” – sublinhava Carla Rodrigues, alertando para as dificuldades de liquidez. A esse respeito, alertou para o impacte sobre as empresas o facto de pagarem o IVA sem o receberem em tempo oportuno.

No final da visita, Couto dos Santos sublinhou os “dois grandes exemplos de empresas exportadoras, que apostam na inovação e no empreendedorismo, mesmo sendo de pequena o média dimensão.

Sem comentários:

Enviar um comentário