terça-feira, 8 de novembro de 2011

Grécia mostra importância da "complementaridade" entre sociedade civil e militares


O ministro da Defesa considera que a situação na Grécia mostra a importância da "complementaridade" entre sociedade civil e militares e ensinou à Europa a necessidade de "regar e construir a democracia" constantemente. "A Grécia ensina-nos muito. Ensina-nos, desde já, o quão importante é a ligação entre a chamada sociedade civil e a sociedade militar. Ensina-nos que é da complementaridade destas duas dimensões que resulta um todo equilibrado em benefício do bem comum", afirmou José Pedro Aguiar-Branco, na sessão solene de abertura do ano académico no Instituto de Defesa Nacional (IDN), quinta-feira.
Para o ministro da Defesa, o caso grego demonstra também "que é preciso estar sempre a apostar, a regar e a construir a democracia", e "que não há direitos adquiridos", devendo por isso as nações e os Governos "trabalhar mais na participação e na mobilização de todos para a causa pública".
José Pedro Aguiar-Branco admitiu ainda que o futuro da Europa e a solução da crise do euro "poderá passar" por os estados membros abdicarem ainda mais das suas soberanias.
O ministro da Defesa pediu ainda ao IDN que elabore "um documento que sirva de base" à revisão do Conceito Estratégico de Defesa Nacional, que o Governo pretende lançar no início de 2012.

Sem comentários:

Enviar um comentário