sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012
Caminho de Santiago – Caminho Português da Costa
Inserido no projeto “Caminhos de Santiago – Caminho Português da Costa”, foi apresentado o desdobrável daquele caminho de peregrinação no concelho de Vila do Conde na “II Xornada Camiño Portugués da Costa”, realizado em A Guarda (Espanha). O referido projeto resulta da colaboração dos municípios do Porto, Matosinhos, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Esposende, Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Valença, bem como de um conjunto de concelhos Galegos. Tem por objetivo sinalizar e divulgar o Caminho Português da Costa, uma variante do Caminho Central.
O Caminho Português da Costa é um trajeto de peregrinação que ganhou visibilidade durante e após o século XV, altura em que diversos fatores contribuíram para aumentar a atratividade das zonas costeiras. No caso de Vila do Conde, o ciclo de crescimento que aqui se verificou teve reflexos na forma como a povoação se estruturou e nos equipamentos que foram sendo construídos, nomeadamente para apoio a quem viajava.
O folheto pretende dar resposta ao aumento de peregrinos que cruzam o concelho de Vila do Conde e que buscam uma alternativa, fundamentada historicamente e devidamente estruturada, ao Caminho Português Central. Este desdobrável tem versões idênticas para cada um dos concelhos portugueses envolvidos no projeto.
Embora se encontre numa fase inicial, o projeto já conseguiu efetuar a marcação provisória do trajeto entre Matosinhos e Valença. Seguir-se-ão outras iniciativas, comuns a todos os municípios envolvidos, que permitam aumentar a informação disponível sobre o caminho e melhorar as condições de apoio aos Peregrinos.
O desdobrável está disponível no Posto de Turismo e nos Museus de Vila do Conde. É possível descarregar uma versão digital na página web do município.
Fonte: Gabinete de imprensa da CMVC.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

Sem comentários:
Enviar um comentário