No debate do Projeto de Resolução do CDS, que recomenda ao Governo que estabeleça as condições para a criação de um “Contrato de Transparência” no acesso ao Ensino Superior, Duarte Marques recordou que Portugal é um dos países com o maior número de licenciados desempregados. “Alguma coisa estará mal na relação entre as Instituições de Ensino Superior e o mercado de trabalho, entre as competências, as entradas e as saídas. Mas há uma coisa que não nos podemos esquecer, é que é necessário fazer alguma coisa para reduzir a taxa de licenciados desempregados e adequar a oferta à procura do mercado de trabalho”.
Segundo o social-democrata é necessário ter mais preocupação com aquilo que as empresas precisam, ter transparência e mostrar a realidade aos estudantes e às suas famílias sobre as saídas profissionais e a empregabilidade de cada curso.
Duarte Marques recordou, ainda, que o Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior já prevê que as Instituições façam um levantamento para saber o que aconteceu ao aluno após concluir o seu curso, mas agora defende a necessidade de um sistema uniforme, que possa ser disponibilizado a todos os estudantes, que permita aos país e filhos fazer as opções necessárias.
Sem comentários:
Enviar um comentário