segunda-feira, 12 de março de 2012

Euribor a seis meses desce abaixo dos 1,2% pela primeira vez desde 2010


Taxas Euribor continuam a perder terreno, depois de o BCE ter mantido a taxa de juro de referência em 1%.
A taxa Euribor a seis meses, utilizada no crédito à habitação, deslizou hoje abaixo dos 1,2%.

O indexante a seis meses foi hoje fixado em 1,193%, ao recuar 1 ponto base. É o valor mais baixo desta taxa desde Outubro de 2010, valor a que se chegou depois de 59 dias consecutivos de descidas.

A taxa a três meses caiu hoje 1 ponto base para 0,884%, em mínimos de Setembro de 2010. Já o indexante a um mês cedeu 0,8 pontos base para 0,482%.

A Euribor a nove meses recuou 0,9 pontos base para 1,376%, ao passo que a taxa a doze meses está nos 1,527% depois de ter perdido 0,8 pontos base.

As Euribor continuam a descer depois de o Banco Central Europeu (BCE) ter mantido a taxa de juro de referência para a Zona Euro em 1%, o seu mínimo histórico, na passada semana.

Estes indexantes tendem a aproximar-se em torno da taxa de juro, já que seguem o seu desempenho. E têm vindo a cair desde que a autoridade monetária cortou a taxa para este valor em Dezembro.

Ao mesmo tempo, a entidade presidida por Mario Draghi cedeu liquidez superior a um bilião de euros para os bancos europeus em dois momentos (Dezembro e Fevereiro), o que retirou a pressão que se vinha a registar no mercado interbancário e que, em consequência, levou aos deslizes das taxas Euribor.

Fonte: Jornal de Negócios

Sem comentários:

Enviar um comentário