quinta-feira, 26 de abril de 2012

Banco de Portugal dá nota positiva ao Governo


Afonso Oliveira frisou, esta quinta-feira, que na apresentação do Orçamento de Estado para 2012, ficou muito claro para todos os portugueses que o Governo fez uma opção de enorme coragem e de grande determinação. “Coragem porque assumiu a urgência em que o país se encontrava, coragem porque assumiu com transparência e verdade perante os portugueses a nossa infeliz e real situação. Com essa coragem e determinação foi possível termos um orçamento muito ambicioso que assumiu a necessidade de corrigir de forma permanente e decisiva, os desequilíbrios que acumulamos durante muitos anos”.
No entender do parlamentar, “só projetando o país com ambição se poderá colocar a economia numa trajetória de recuperação e restabelecer a confiança decisiva para a economia portuguesa e imprescindível perante os nossos parceiros internacionais”.
Na Interpelação ao Governo sobre Política orçamental e de crescimento, o social-democrata fez igualmente referência aos dados do Boletim Económico da Primavera do Banco de Portugal. Segundo o deputado “durante mais de uma década, a economia portuguesa acumulou importantes desequilíbrios. Esta situação traduziu-se em níveis de endividamento insustentáveis. A economia portuguesa foi colocada numa situação de grande vulnerabilidade para fazer face às condições financeiras crescentemente adversas. A situação de vulnerabilidade foi agravada pela política orçamental de caráter expansionista que tornou inevitável o pedido de assistência financeira internacional por parte do estado português em abril de 2011. Diz-nos ainda que com a alteração de politicas: a avaliação da execução do Programa de Assistência Económica e Financeira tem sido globalmente cumprido; o setor financeiro prossegue um processo de desalavancagem e o reforço da solvabilidade; no plano estrutural foi dado início a um conjunto de alterações do quadro regulamentar no setor financeiro, justiça, política de concorrência e mercado de trabalho”.

Sem comentários:

Enviar um comentário