sábado, 21 de abril de 2012

Só 11 países têm mais reservas de ouro que Portugal


As reservas de ouro do Banco de Portugal (BdP) ascendem a 382,5 toneladas, e valem actualmente 16.300 milhões de euros, o equivalente a 7,5 por cento da dívida pública.
Segundo números do World Gold Council (WGC, organização internacional de empresas do sector do ouro), com base em dados do Fundo Monetário Internacional (FMI), as reservas de ouro de Portugal são actualmente as décimas quartas maiores do mundo.
As maiores reservas mundiais de ouro são as dos Estados Unidos (8.134 toneladas), seguidas das da Alemanha (3.396 toneladas). A lista do WGC inclui as reservas do FMI e do Banco Central Europeu, o que significa que, em todo o mundo, só 11 estados têm mais ouro que Portugal.
Ainda segundo o WGC, é em Portugal que o ouro tem mais peso no total das reservas monetárias: 91,5 por cento. Na generalidade dos outros países, a grande maioria das reservas é constituída por divisas estrangeiras.
Na lista do WGC, só há mais um país em que as reservas de ouro constituem mais de 80 por cento das reservas monetárias: a Grécia (83,3 por cento).
De acordo com os números mais recentes do BdP, para Fevereiro, as 382,5 toneladas de ouro equivalem a 16.300 milhões de euros. Este valor tem subido muito rapidamente graças à apreciação da cotação do ouro (cujo preço nos mercados internacionais quintuplicou na última década).

Sem comentários:

Enviar um comentário