quarta-feira, 11 de abril de 2012

Cavaco: "É fundamental uma estratégia de crescimento económico"

O Presidente da República volta a pedir aos líderes europeus que desenvolvam uma estratégia que promova o crescimento económico e a criação de emprego. Cavaco Silva considera que estes dois pontos são tão importantes como a disciplina orçamental.

Ao lado do seu homologo austríaco, Cavaco Silva, pediu aos líderes europeus uma estratégia que fomente o crescimento económico e consequentemente crie mais postos de trabalho. “Consideramos que é fundamental a nível europeu o desenvolvimento de uma estratégia de crescimento económico e de criação de emprego de forma a que a Europa ultrapasse esta fase de estagnação económica”.

Neste sentido, o Presidente da República defende que esta estratégia seria também benéfica para Portugal. Isto porque, assim, o país poderá aumentar “as exportações” e também ver aumentar “o investimento estrangeiro” e “reduzir a sua taxa de desemprego e atenuar os efeitos recessivos das medidas que têm vindo a ser tomadas”.

“As economias estão interligadas e o que acontecem em Portugal depende muito do que acontece nos outros países” ressalva. Desta forma, sustentou, “esperamos sinceramente que os líderes europeus não deixem de se empenhar no sentido de colocar ao lado da vertente importante e necessária da disciplina orçamental a vertente do crescimento económico, da criação de empresa, da coesão e do aumento da competitividade”.

Antes de fazer este pedido, Cavaco sinalizou que Portugal, no âmbito do programa de assistência financeira já tinha sido avaliado pela troika três vezes. Avaliações essas que "foram extremamente positivas". O Presidente sinalizou ainda que "Portugal está a cumprir" inteiramente com o acordo estabelecido com as instâncias internacionais e que mostrou-se confiante que Portugal vai manter-se nessa trajectória. "Estamos convencidos que vamos conseguir cumprir" com o Programa de Ajustamento, garantiu o Presidente da República.

Fonte: Jornal de Negócios

Sem comentários:

Enviar um comentário