Vítor Gaspar revelou hoje que o crescimento económico de Portugal deverá rondar os 2,5% em 2016. Já em relação ao défice orçamental, este deverá rondar os 0,5%.
O ministro das Finanças revelou hoje que, em 2016, o crescimento da economia portuguesa será “da ordem dos 2,5%.” Entre 2014 e 2016 “a nossa economia estará a crescer significativamente mais do que a nossa estimativa de produto potencial” e “em 2016 teremos um número da ordem dos 2,5%”, salientou na conferência de imprensa que se seguiu ao conselho de ministros onde foi aprovado o Documento de Estratégia Orçamental.
O responsável revelou também que o défice orçamental de Portugal deverá rondar os 0,5% do produto interno bruto (PIB) em 2016, um valor a que “corresponderá a 1% em termos de saldo das administrações públicas, sendo que apenas em 2016 haverá coincidência entre o saldo estrutural e o saldo efectivo”, revelou Vítor Gaspar em conferência.
O ministro sublinhou ainda a redução de despesa que está a ser implementada. “Em 2010, no ano anterior ao começo do programa de ajustamento, a despesa pública das administrações estava em 49,7%” do PIB, prevendo-se que em 2016 desça “para 43%. Esta queda é muito significativa e concretiza-se ano após ano, em todos os anos.”
Fonte: Jornal de Negócios
Sem comentários:
Enviar um comentário