quarta-feira, 12 de outubro de 2011

“O Governo chamou a si a tarefa de preparar o SNS para o século XXI”

Na opinião de Elsa Cordeiro, após as últimas eleições, o PSD assumiu a responsabilidade de defender o Serviço Nacional de Saúde e de o adaptar aos novos tempos de exigência que se colocam ao País. “Ao contrário dos partidos da oposição, incapazes de perceber hoje, o que são os serviços públicos de saúde, o Governo chamou a si a tarefa de, com realismo, preparar o SNS para o século XXI”. Segundo a social-democrata, “a despesa do SNS cresceu, nos últimos anos, a um ritmo insustentável, quando comparado com o crescimento económico do País, sem que daí, sequer, resultassem melhorias comparáveis ao nível dos cuidados de saúde”.

Falando durante um debate de actualidade sobre política de saúde, a deputada do PSD não se coibiu de recordar que as medidas que nos últimos anos foram tomadas no sector da saúde “não passaram de disfarces que em nada resolveram o problema da sustentabilidade do próprio sistema público”, acrescentando que “o PS dispôs de seis anos para reformar o SNS e falhou”.

“O Governo tem pela frente o enorme desafio de dotar o Serviço Nacional Saúde de sustentabilidade sem prejudicar a qualidade dos cuidados e serviços prestados. Para isso deverá diminuir a despesa, melhorar a eficiência e a acessibilidade, combater a fraude e o desperdício. Há que optimizar os recursos existentes no País, sejam eles públicos, privados ou sociais, os quais devem estar ao serviço de todos”.

Sem comentários:

Enviar um comentário