Arranca hoje a 16.ª edição do programa "Inov Contacto", que colocará mais 250 jovens quadros portugueses a trabalhar durante alguns meses em 51 países dos cinco continentes. A procura disparou, a oferta caiu para metade.
De acordo com a informação enviada pela direcção do programa aos ex-participantes neste programa de estágios internacionais, promovido pelo Ministério da Economia e do Emprego e apoiado pela União Europeia epelo QREN/POPH, foram recebidas perto de cinco mil candidaturas durante a fase de recrutamento. Um número que supera largamente as três mil que tinham chegado ao AICEP na edição anterior.
Os 250 estagiários seleccionados para esta edição, com formação em diversas áreas – mas com destaque para a Gestão, Economia, Engenharias e Tecnologias de Informação e Comunicação – vão frequentar hoje e amanhã um curto intensivo de práticas internacionais, com divulgação das melhores práticas de negócios e partilha de experiências pessoais e profissionais por parte de empresários e antigos estagiários.
As 250 vagas para a presente edição comparam com os 551 estágios integrados em 2010-2011 e os 552 disponibilizados em 2009-2010. Desde o início do programa, em 1997, a AICEP recebeu 45.000 candidaturas e atribuiu 3.750 estágios remunerados em contexto internacional.
50% são convidados a ficar nas empresas ou mercados
De acordo com os dados oficiais, metade dos estagiários foram convidados no final a ficar nas empresas ou mercados em que tinham sido colocados, sendo que 55% aceitaram a oferta.
Os jovens quadros portugueses já estiveram em 74 países, com “especial enfoque” em Espanha, Estados Unidos, Reino Unido, Brasil e China. Nesta edição, EUA, Brasil e Espanha repetem-se como os três destinos que irão acolher mais estagiários.
Entre as empresas que irão acolher estes jovens portugueses entre seis a nove meses, está a Cisco (10 estagiários), a Embraer (12). No lote das grandes empresas nacionais constam a Efacec e a Cimpor, enquanto a PLUX ou a Leadership Consulting são duas das PME que voltam a disponibilizar vagas. A Estereofoto e a Lasa estreiam-se na presente edição
Fonte: Jornal de Negócios
Sem comentários:
Enviar um comentário