A Estradas de Portugal (EP) anunciou nesta terça-feira um “reforço de meios, humanos e materiais” nos três pontos de venda automática de pré-pagos das antigas SCUT, face ao previsível aumento de turistas, sobretudo espanhóis, durante a semana santa.
Esse reforço, acrescentou a empresa, será feito nos postos fronteiriços de Vila Nova de Cerveira, Vilar Formoso e Vila Real de Santo António, já a partir de quarta-feira e “nos períodos de maior afluência de veículos estrangeiros”.
“Os colaboradores da EP estarão à disposição dos condutores de veículos de matrícula estrangeira para prestar auxílio na aquisição dos títulos de pagamento, bem como prestar as informações necessárias à circulação nestas auto-estradas”, explicou a EP, em comunicado.
A medida surge numa altura, por hábito, de grande afluência de turistas espanhóis a Portugal, aproveitando as mini férias da Páscoa, o que acontece pela primeira vez desde que a introdução de portagens abrange todas as antigas SCUT do país.
Nestes postos transfronteiriços de venda automática, que funcionam 24 horas por dia desde 08 de Dezembro de 2011 - altura em que o pagamento foi alargado ás restantes vias -, é possível aos utilizadores de viaturas de matricula estrangeira a aquisição de títulos pré-pagos, sem necessidade de instalação de dispositivo electrónico.
Estão disponíveis pré-pagos para utilização livre, por veículos ligeiros, durante três dias e mediante um pagamento fixo de 20 euros, um outro para cinco dias mediante carregamentos e que vai gastando em função da utilização, e um terceiro para trajectos específicos, como Espanha - Aeroporto do Porto (via A28 ou A41) e Espanha - Aeroporto de Faro (via A22).
Para esta época de Páscoa, a EP também garante que será feito “um reforço da comunicação”, nomeadamente com a distribuição de folhetos informativos e divulgação de informações úteis nos painéis de mensagem variável, nos postos fronteiriços e ao longo das vias.
“E serão disponibilizados mais meios de pagamento, com o reforço de Terminais de Pagamento Automático nos postos fronteiriços e nas brigadas de fiscalização, que estarão igualmente disponíveis a prestar o apoio necessário sempre que a procura o justifique”, garante ainda.
Além dos três postos transfronteiriços, a venda de pré-pagos, exclusivamente para viaturas de matrícula estrangeira, pode ainda se feita nas áreas de serviço de Olhão (A22), Abrantes (A23), Celorico da Beira (A25), Viana do Castelo e Vila do Conde (A28), nos aeroportos do Porto e Faro, além do IKEA de Matosinhos.
Fonte: Jornal o Público
Sem comentários:
Enviar um comentário